Na mais recente Tertúlia Alphalink, recebemos Raúl Bessa, projetista especializado em AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), para uma conversa prática sobre os desafios técnicos desta especialidade e a sua compatibilização com a arquitetura e restantes especialidades técnicas nos projetos de construção.
Pontos críticos no projeto de AVAC: revisão, certificações e comissionamento
Entre os temas discutidos com Raúl Bessa, destacaram-se três pontos técnicos que impactam diretamente a qualidade e a viabilidade dos sistemas AVAC em obra:
Revisão de projeto:
Os projetos prescritivos- projetos que prescrevem coisas para os outros projetos, como os de segurança contra incêndios, acústica ou térmica – são feitos demasiado cedo, para assegurar as necessidades de licenciamento. Quando os projetos de execução ficam concluídos, surgem incompatibilidades com os restantes projetos, devido à evolução natural nesta fase. Estas incompatibilidades levantam problemas, desnecessários, em obra que podem ser evitadas se for feita uma atualização dos projetos prescritivos no final do projeto de execução. É algo que normalmente não é feito, e não há dúvida que se for contemplada antecipadamente pode resolver muitos problemas.
Esta levamos connosco!
Certificações LEED, BREEAM e outras:
Os processos de certificação energética e ambiental tornam-se complexos quando as equipas responsáveis não têm conhecimentos técnicos sólidos. Raúl defende que os avaliadores devem ter experiência real em projetos de construção e instalações técnicas, para validarem corretamente as soluções propostas.
Comissionamento e arranque das instalações:
Em Portugal, a figura do diretor de comissionamento técnico não está instituída. Raúl defende que os projetistas de AVAC, GTC e Segurança Contra Incêndios (SCI) devem ser envolvidos no arranque e configuração dos sistemas. No entanto, mesmo prevendo esse envolvimento nos contratos, os projetistas muitas vezes não têm recursos disponíveis, o que justifica a nomeação de um responsável pelo comissionamento do lado do cliente. Ainda assim, parece-nos que o processo tem muito a ganhar com o envolvimento dos projetistas.
Como a gestão de projeto pode apoiar os projetistas AVAC?
O que queríamos mesmo saber é: que pode a Alphalink fazer para facilitar o trabalho do projetista AVAC?
- Organizar cada fase do projeto em sprints curtos e definidos, promovendo a colaboração entre equipas técnicas;
- Garantir que os projetos prescritivos são adaptados aos projetos de execução antes da obra começar;
- Antecipar decisões críticas que impactam o projeto de AVAC, como a definição de cozinhas industriais;
- Assegurar que há conhecimento técnico especializado em obra, para evitar retrabalho ou devoluções desnecessárias aos projetistas.
O que são as Tertúlias Alphalink?
Um dos papéis do GP Alphalink é criar as condições para que todos os envolvidos possam ter o melhor desempenho possível.
Para isso, temos de conhecer muito bem os papéis de todos os envolvidos, as suas responsabilidade, dificuldades, ambições e desafios.
Nas Tertúlias Alphalink convidamos os mais variados participantes nos projetos a conversar connosco sobre o seu trabalho.
Porque…
É muito bom ouvir pessoas inteligentes a pensar!