Coordenação e Compatibilização de projetos

Coordenação e compatibilização de projetos são termos bastante utilizados na indústria da construção. Acontece que são utilizados de forma ambígua, como se fossem sinónimos e pudessem ser utilizados de forma intermutável.

Mas na verdade são coisas muito diferentes. Relacionadas, por se tratar da fase de conceção, mas diferentes.

A bem da clarificação dos vários papéis num projeto, definimos aqui os dois conceitos:


Coordenação de Projeto (design management, em inglês): Coordenar atividades, faseamentos, quem faz o quê, acompanhar as várias atividades e perceber como está a funcionar a equipa, etc.
Nesta definição, Coordenação de Projeto tem a ver com o processo.

Compatibilização de Projeto: Assegurar que todos os projetos (arquitetura e especialidades) estão compatibilizados entre si, estão bem interligados, que os requisitos cruzados que cada projeto tem sobre os restantes estão assegurados, etc.

Nesta definição, Compatibilização de Projeto tem a ver com o produto/objeto.


Esta distinção tem de estar muito presente quando discutimos papéis e responsabilidades, quando estruturamos uma equipa de projeto, quando estabelecemos processos e durante o desenvolvimento do projeto.

Outros Artigos

Artigos Relacionados

Tertúlia com Rui Silva da HCI sobre os desafios da construção

A Alphalink promoveu mais uma tertúlia com Rui Silva, Diretor de Obra da HCI, sobre os desafios da construção.
Ler mais »

Redes?! O que faço eu com isso?

Artigo 4/4 sobre redes - Temos de cuidar dos elos fracos das nossas redes, não basta olharmos para os elos fortes.
Ler mais »

Emails que não podem mesmo ficar sem resposta

De quando em quando, recebemos um email que não podemos mesmo deixar sem resposta. O que fazer?
Ler mais »

Tipos de erros

Nem todos os erros são iguais, alguns têm mais potencial de impacto do que outros.
Ler mais »

Pesquisar