Coordenação e Compatibilização de projetos

Coordenação e compatibilização de projetos são termos bastante utilizados na indústria da construção. Acontece que são utilizados de forma ambígua, como se fossem sinónimos e pudessem ser utilizados de forma intermutável.

Mas na verdade são coisas muito diferentes. Relacionadas, por se tratar da fase de conceção, mas diferentes.

A bem da clarificação dos vários papéis num projeto, definimos aqui os dois conceitos:


Coordenação de Projeto (design management, em inglês): Coordenar atividades, faseamentos, quem faz o quê, acompanhar as várias atividades e perceber como está a funcionar a equipa, etc.
Nesta definição, Coordenação de Projeto tem a ver com o processo.

Compatibilização de Projeto: Assegurar que todos os projetos (arquitetura e especialidades) estão compatibilizados entre si, estão bem interligados, que os requisitos cruzados que cada projeto tem sobre os restantes estão assegurados, etc.

Nesta definição, Compatibilização de Projeto tem a ver com o produto/objeto.


Esta distinção tem de estar muito presente quando discutimos papéis e responsabilidades, quando estruturamos uma equipa de projeto, quando estabelecemos processos e durante o desenvolvimento do projeto.

Outros Artigos

Artigos Relacionados

Tomar decisões complexas – a estratégia no xadrez

Como tomar decisões complexas? O xadrez pode ser uma excelente fonte de ideias sobre decisão e estratégia.
Ler mais »

Como saber se estamos a ser demasiado otimistas num planeamento?

É tão fácil sermos otimistas quando planeamos um projeto.  O que podemos fazer para perceber se estamos a ser demasiado otimistas?
Ler mais »

Pergunta ao GP – Contrato por custo + margem

Neste episódio do Pergunta ao GP Jaime Quintas responde a várias questões sobre o Contrato por Custo + Margem.
Ler mais »

Vai contratar uma obra? Prefere minimizar o custo ou a incerteza?

Minimizar o custo ou a incerteza implica estratégias de desenvolvimento do projeto e contratação da obra distintas.
Ler mais »

Pesquisar