Na primeira Tertúlia Alphalink de 2026, recebemos António Louro, arquiteto e fundador do atelier Furo, que colaborou durante 10 anos com a Time Out Market na criação dos seus emblemáticos espaços em Boston, Nova Iorque, Chicago, Miami, Monte Real, Cape Town , Dubai, Barain, Budapeste, Barcelona e Porto.
A conversa foi animada e trouxe uma visão muito prática sobre o que significa desenhar e construir arquitetura com impacto real, num mundo onde os edifícios já não são apenas espaços: são experiências.
Arquitetura no mundo real: a visão de António Louro
António Louro não se considera “um arquiteto de imagens”. Exatamente por defender a experiência como variável crucial, a sua abordagem é orientada por contexto, viabilidade e uso. Durante a nossa conversa falámos sobre:
- Conseguir trabalhar numa escala muito diferente;
- A forma como as equipas estão estruturadas nos países anglo-saxónicos;
- A cultura da responsabilização nos países anglo-saxónicos que é boa, mas leva a excessos que não fazem sentido;
- O custo dos projetos nestes países que são muito mais caros do que em Portugal;
- E que afinal, fazer projetos “lá fora” não é assim tão diferente de Portugal;
- A diferenciação de trabalhar no Japão, onde o projeto demora muito mais tempo, mas os prazos são religiosamente cumpridos;
- As diferentes formas como as obras estão organizadas no médio oriente e nos Estados Unidos, por exemplo, onde a sindicalização dos trabalhadores é quase obrigatória;
- A importância que a escolha do local para instalar um Time Out Market, tem no sucesso do negócio;
- O conceito dos vários Time Out Market e as razões pelas quais uns funcionam muito bem e outros nem por isso;
Dos mercados Time Out à Furo
A Furo é hoje uma referência na criação de espaços com narrativa, ou seja, locais que contam histórias, onde a função se cruza com a emoção. O estúdio desenvolve projetos de arquitetura exigentes em Portugal e no estrangeiro, com especial foco em hotéis, restaurantes, obras de reabilitação com forte carga conceptual e instalações artísticas.
O papel do gestor de projeto na arquitetura real
António foi direto: a arquitetura precisa de mais clareza, mais apoio e mais realismo. E é aqui que entra a gestão de projeto:
- Ajudar a clarificar expectativas e limites desde o início;
- Proteger o tempo e espaço do arquiteto para criar e desenvolver bem;
- Acompanhar decisões em obra sem perder a visão original do projeto.
O que são as Tertúlias Alphalink?
As Tertúlias Alphalink são conversas informais com profissionais que fazem acontecer. Arquitetos, engenheiros, promotores, empreiteiros, todos eles têm histórias reais, projetos complexos e ideias que vale a pena ouvir. É isso que queremos.
O objetivo? Compreender melhor o setor da construção, partilhar experiências e melhorar a forma como todos trabalhamos em conjunto.
Porque…
É muito bom ouvir pessoas inteligentes a pensar!