Neste episódio, Nuno Guerra, engenheiro civil e Administrador na HCI Construções, partilha a sua visão sobre a gestão de obra, o papel fundamental do Diretor de Obra e do Diretor de Grupo, e os desafios de uma grande construtora num cenário marcado pela falta de Preparadores, Medidores e Encarregados — e pela necessidade crescente de integrar tecnologia BIM nos processos de produção.
Engenheiro Civil de formação, Nuno Guerra entrou para a HCI em 1994, onde fez todo o seu percurso profissional em ambiente de construção.
Teve a felicidade de ter passado pelas várias áreas da empresa.
Começou no planeamento e orçamentação, foi Diretor de Obra Adjunto, chegou cedo a Diretor de Obra e mais tarde, assumiu a Direção de Grupo, coordenando vários Diretores de Obra.
Em 2023 chega o convite para fazer parte da Administração da HCI, empresa que descreve como “um dos grandes players da construção, no mercado nacional”.
Ao longo de três décadas acompanhou obras de reabilitação e construções de raiz em diversos setores — escritórios, hospitais, residencial, indústria, hotelaria, entre outros.
Com 45 anos de presença no mercado, a HCI é hoje uma das principais construtoras portuguesas, destacando-se pela forte atividade em reabilitação e reconstrução, no setor público e privado. Conta com perto de 200 colaboradores, entre os quais 20 Diretores de Obra, num modelo que privilegia a dimensão humana e profissional das suas equipas.
Neste episódio, conversámos sobre:
- como uma grande construtora organiza a gestão da construção;
- a importância das competências do Diretor de Obra;
- o poder de decisão do Diretor de Obra e do Diretor de Grupo ;
- a importância das equipas se cruzarem regularmente no escritório;
- o impacto da tecnologia BIM, como recurso de ajuda, numa indústria marcada pela grande falta de mão-de-obra.
Descubra tudo neste episódio do PASSA A DOIS., o podcast da Alphalink de conversas sobre a construção!