Nem todo o desconhecido é risco

Risco é incerteza (ver este artigo introdutório sobre gestão do risco).

O desconhecido, por ser desconhecido, parece-nos incerto.

Concluímos daqui, inadvertidamente, que o desconhecido é risco.

Mas nem tudo o que é desconhecido é incerto.
Logo, nem tudo o que é desconhecido é risco.

Por exemplo, não sabemos qual é a distância exata entre o cocuruto da estátua do Marquês de Pombal em Lisboa e o cocuruto da Torre dos Clérigos, no Porto (sempre quis escrever “cocuruto” num artigo!).

Mas isso não faz com que essa distância seja incerta. É, na verdade, uma quantidade definida e relativamente simples de determinar, assim se estabeleça um critério bem estabelecido e tenhamos uma fita métrica muito comprida.

O mesmo acontece com quase todas as quantidades de trabalho numa obra – por vezes até podem não ser conhecidas, mas não são incertas, logo não são um risco.

E tratar este desconhecimento como se fosse um risco é, muitas vezes, contraproducente. Blindamos contratos e criamos tensões que terão impacto na performance do projeto quando, na verdade, se trata apenas de quantificar algo que, para um projeto estável, é certo e independente das partes envolvidas.

Desconhecer algo não faz com que seja incerto ou que seja um risco. Temos de ter esta ideia bem presente durante o desenvolvimento do projeto, em particular no que ao desenho das estratégias de contratação e gestão do risco diz respeito.

E, claro está, não nos podemos esquecer que é fundamental Saber. Fazer. Acontecer.

Outros Artigos

Artigos Relacionados

Alphalink apoia construção dos novos escritórios da Miranda & Associados

Ler mais »

Redes?! O que faço eu com isso?

Artigo 4/4 sobre redes - Temos de cuidar dos elos fracos das nossas redes, não basta olharmos para os elos fortes.
Ler mais »

Contratar uma obra – modelos de formação do preço

Há vários modelos de formação do preço na contratação de obras. A escolha terá um impacto enorme em todo o processo.
Ler mais »

A escola é o lugar onde se aprende

Temos de ver a escola como o lugar onde se aprende. A ideia geral de que é onde se ensina resulta numa atitude errada.
Ler mais »

Pesquisar